A Empresa

A Aromas e Poções é uma empresa prestadora de serviços na área da saúde, especializada na produção e comercialização de produtos farmacêuticos e cosméticos manipulados.

A Aromas e Poções é a farmácia de manipulação pioneira de Bento Gonçalves, sendo inaugurada em Maio de 1986. Foi idealizada e planejada com base no respeito ao consumidor, na ética, na qualidade de seus produtos e no aprimoramento constante de sua equipe.

Depois de 10 anos de trabalho e dedicação de seus funcionários a Aromas e Poções inaugurou a sua filial no Palazzo Del Lavoro, oferecendo aos seus clientes a credibilidade de quem prepara um medicamento.

Com seriedade e de forma personalizada, propiciando aos médicos, dentistas e veterinários, a prescrição em diversas formas farmacêuticas. Graças a sua constante evolução, a Aromas e Poções cresceu, assim em 2000, transferiu-se para um espaço moderno e projetado especialmente para a farmácia, sem adaptações.

Para corresponder à confiança dos nossos clientes, profissionais da saúde, funcionários e buscar constantemente a qualidade, em 2001 fomos a primeira farmácia de manipulação do Rio Grande do Sul a conquistar o certificado da ISO 9001:2000.

Sonho realizado

Sonhar é sempre preciso e colocar em prática esses sonhos é alvo da maioria das pessoas,
entre elas os idealizadores da farmácia Aromas e Poções.

O que realmente move as pessoas em busca de seus objetivos? Muitas são as respostas, mas uma das mais relevantes, sem dúvida, é a capacidade de sonhar! E os caminhos para se alcançar um sonho podem ser descritos por aqueles que atingiram seus objetivos.

A história do sonho da farmacêutica Regina C. Tramontini começou quando ela ainda era criança. Provavelmente por influência da família, que desde a imigração para o Brasil esteve ligada à farmácia, as brincadeiras infantis de Regina eram sempre voltadas às misturas, frascos, líquidos coloridos e, naturalmente, POÇÕES!

Eram brincadeiras naqueles espaços mágicos que só existiam nos quintais dos avós, com milhares de substâncias ao alcance da imaginação: pós, cores, sabores e – é claro – também AROMAS. Do sonho para a Aromas e Poções – Farmácia de Manipulação, muitas ferramentas precisaram ser usadas.

O primeiro passo para o sonho foi a família. O avô de Regina e seu pai estavam ligados à profissão farmacêutica. Seu avô Augusto foi proprietário de farmácia quando Bento Gonçalves ainda engatinhava como uma das cidades-sede da fixação dos colonos italianos no Rio Grande do Sul. Tempos difíceis, de poucos recursos e poucos conhecimentos.

O pai de Regina, Amélio Casagrande, era farmacêutico-bioquímico e manteve durante muito tempo o Laboratório Casagrande e a Farmácia Providência. Julia, mãe de Regina, ajudava nas formulações magistrais, lidando com líquidos e pós. “Ali, em 1982, timidamente, começamos a manipular uns poucos produtos. Nascia assim a idéia da Aromas e Poções explica a farmacêutica.

A época ainda era de incerteza sobre o que realmente uma empresa ligada à formulação magistral poderia fazer, pois naquele período a indústria já era predominante no mercado, tanto em cosmética, quanto em terapêutica. A relação de confiança entre pacientes, médicos e o farmacêutico era baseada na venda de produtos quase totalmente oriundos da indústria, e os farmacêuticos atuavam basicamente como orientadores eventuais. Muitos estavam em laboratórios, atuando como bioquímicos.

Mas a segunda ferramenta nesse caminho já estava funcionando: o conhecimento. Um estreito contato com o professor Lovois Miguel, da Faculdade de Farmácia da UFRGS, havia reaquecido aqueles sonhos de Aromas e Poções. Lovois mostrou que havia um mundo a resgatar, feito de conhecimento específico e luta que reacendesse a confiança dos médicos e pacientes, para sobreviver num mercado voltado para a produção em massa. “Era um desafio para quem mal havia saído da faculdade, mas a possibilidade da realização do sonho falou mais alto”, conta a farmacêutica.

Em 1986, uma terceira ferramenta entrou em ação: a coragem de mudar. Foi quando Regina tomou a decisão de parar com bioquímica e abrir uma farmácia magistral. Compraram uma pequena sala na Galeria Solar, em Bento Gonçalves. Tendo como auxiliares Júlia Casagrande (mãe da Regina, hoje com mais de 95 anos), Lediana Bortoncelo (tinha apenas 16 anos na época) e, logo depois, Rosângela Basso, todas fiéis colaboradoras até hoje. Após alguns anos, houve a necessidade de comprar a sala ao lado e o sonho estava materializado: Aromas e Poções era uma farmácia magistral, a pioneira.

Ao longo desse caminho de 20 anos, Regina e sua equipe aprenderam que nada é mais importante que o cliente, aquele que procura a Aromas e Poções por confiar na seriedade do trabalho. Pensando sempre nele, a farmacêutica e sua equipe buscam novas técnicas e materiais, aperfeiçoam fórmulas e maneiras de preservar a saúde. E, a partir do imenso respeito que têm pelo ser humano, elas buscam – com a atenção farmacêutica – informar, educar e colaborar com o bem-estar da comunidade.

Esta dedicação trouxe frutos. Um deles foi abrir, em 1997, uma filial. Em 2000, finalmente, a Aromas e Poções mudou para a atual sede com 300 m2, na qual foram instalados modernos laboratórios, na expressão contemporânea das Boas Práticas de Manipulação. A evolução de farmácia familiar para uma farmácia reconhecida pela população e certificada, de forma pioneira no Rio Grande do Sul, com a ISO 9001/2000, recebida em janeiro de 2000, trouxe muita alegria e realização para Regina e sua equipe, com uma clientela fiel.

Para a farmacêutica, essas conquistas se devem aos clientes. “Por meio deles compreendemos que não nos interessa ser a maior. O que pretendemos é ser a melhor. Treinamento, pesquisa, busca de novas soluções e associação com renomados colegas e farmácias magistrais do Brasil nos trouxeram a confiança de significativa parcela da comunidade”, ressalta ela.

A certeza de serem percebidos como parte importante e confiável da cadeia de recursos de saúde na cidade levou a equipe da Aromas e Poções a participar de várias ações comunitárias. Regina explica: “Somos ativos na ONG Parceiros Voluntários, atuando em escolas carentes com palestras e campanhas de higiene. Além disso, a Liga de Combate ao Câncer, Lar do Ancião e Patronato são, periodicamente, alvo de nossas atenções.”

A farmacêutica finaliza: “Temos orgulho da nossa trajetória, dos nossos colaboradores e colegas e do conceito alcançado como empresa e como profissionais que honraram aqueles que nos precederam. Para o futuro, esperamos que a comunidade continue a nos apoiar, e que as agências reguladoras, antes de servir como obstáculos ao nosso crescimento, compreendam a importância da farmácia magistral na cadeia de atendimento à saúde no Brasil.”

 

 

VOLTAR

Associações

         

Endereço

Rua José Mário Mônaco, 393
(em frente ao pronto socorro do Hospital Tacchini)
95700-000 - Bento Gonçalves/RS
54 3452.6709 e 3452.6777